quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TEATRO VITÓRIA RECEBE RECITAL PEDAGÓGICO EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DO MAESTRO WILSON FONSECA


De forma lúdica e linguagem acessível, a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca (OJMWF) realizou na terça-feira, 6/11, recital no Teatro Vitória para apresentar, além de muita música, história, sons e estrutura física dos instrumentos musicais.
Pessoas de todas as idades que compareceram a audição puderam conhecer a diferença de cada instrumento e de cada naipe que compõe a Orquestra. “Quem conseguir definir entre os sons grave, médio e agudo vai ganhar uma passagem de ida e volta para Alter do Chão, andando”, o desafio foi lançado pelo regente auxiliar da OJMWF, Gean Araújo, que de forma descontraída explicou as diferentes regiões de sons que os instrumentos musicais e o ser humano podem atingir.
A assessora de Esporte e Lazer do município, Rita Peloso, destacou a realização do concerto didático e a programação. “Com esse recital que é voltada principalmente para o público estudantil, vocês vão conhecer um pouco de cada instrumento musical. As atividades se estendem até o dia 17 de novembro, dia de nascimento do maestro, com a Missa do Centenário. Agradecemos a presença de todas as escolas presentes, diretores, por entenderem a importância que o maestro Wilson Fonseca representa para a cultura santarena”, disse Peloso.
Dentre os instrumentos da família de madeiras, o primeiro a ser apreciado foi o “oboé”, executado pela professora Nádia Costa. “O instrumento é da família das madeiras por causa de sua estrutura feita deste material. Ele é diferente do clarinete, por possuir duas palhetas”, contou a professora.
Compostas pelas sessões da tarde e manhã, a Orquestra Jovem pode interagir com as perguntas da plateia, proporcionando uma maior aproximação da música instrumental com pessoas das mais diferentes faixas etárias.
A programação é uma realização da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF).

Fonte: IMWF.


Professora Rita Peloso, abertura do Recital

Nádia Costa
Oboísta da Orquestra Jovem Wilson Fonseca

Execução da Orquestra durante Recital

Luanda Virgolino
Professora de Flauta Transversal

Wilsivaldo Jr e Márcia Roque
Saxofonistas da Orquestra Jovem Wilson Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.