terça-feira, 20 de novembro de 2012

CENTENÁRIO DE WILSON FONSECA

Santarém celebrou e comemorou em grande estilo o centenário de Wilson Fonseca que encerrou-se no ultimo dia 17 de novembro, dia em que o Maestro Isoca completaria 100 anos.
As comemorações duraram duas semanas, iniciando no dia 4 de novembro com blitz na Orla e encerrando-se dia 17 no Centro Recreativo com o Lançamento do Livro "VIDA E OBRA DE WILSON FONSECA" de seu filho Vicente Malheiros da Fonseca.
Durante as duas semanas de comemoração vários eventos fizeram parte do calendário da cidade, dando várias opções de divertimento e lazer ao fiel público de Santarém como Recitais didáticos no Theatro Municipal Victória, que levaram crianças da Rede Pública Municipal para dento de uma aula muito divertida sobre a história dos instrumentos musicais. O I Encontro de Corais que uniu seis corais de Santarém para mostrar seus trabalhos e presentear o público presente com lindas músicas. O Espetáculo "Theatro Victória e seus Entreatros", uma reapresentação da inauguração das novas instalações do Theatro contando a história do Victória e sem deixar de lado, claro, a participação importantíssima de Wilson Fonseca nessa história. O Show "Uma Canção para Isoca", na Praça das Flores que reuniu as cantoras Kaila Moura, Hanna Silva, Priscila Castro e Patrícia Lima, a Orquestra Jovem e Quinteto do PELC para apresentar as inesquecíveis canções de Wilson Fonseca.
Nos dias 11 e 12 de novembro, a Orquestra Jovem Wilson Fonseca se fez presente no Aeroporto Internacional Wilson Fonseca encantando o publico presente com um show de Músicas Instrumentais. A Reapresentação do IV Encontro das Artes no dia 13 de novembro emocionou o público presente que além de homenagear Wilson Fonseca, prestou devida homenagem a seu grande amigo e poeta, Emir Bemerguy, que neste dia partiu para o céu, para oficialmente compor a acadêmia celeste. Dia 14 foi dia da apresentação do Madrigal UEPA-Belém e cantou e encantou com a apresentação da Missa Maria Cantio Nostra e outras obras populares do Maestro, que contou com a colaboração de músicos de Santarém que são ou foram alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca e da Universidade do Estado do Pará, Luanda Virgolino, Lucília Mota, Aymê Pedroso, Jéssica Sampaio, Luis Carlos Tapajós, Auricélio Sousa, Hérvin José e Danilo Guimarães. No dia 15 tivemos a reapresentação do Show "Amigos do Instituto" no Auditório da Casa da Cultura que contou com a participação do cantor Odilson Matos e Moisés Batista Tenor do Madrigal da UEPA. Dia 16 foi a vez da Companhia de Teatro Wilson Fonseca fazer sua homenagem com a Reapresentação do Espetáculo "Olho de Boto".
Dia 17 as comemorações foram intensas e iniciaram bem cedo, o primeiro recital foi no Mercadão 2000 às 7h da manhã, muita música e diversão para os feirantes e para quem ia fazer suas compras. Mais tarde, as 17h iniciou-se a Missa do Centenário na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em homenagem a Wilson Fonseca e Dom Tiago, amigos, almas gêmeas como o Maestro costumava dizer, que nasceram no mesmo dia e comemorariam juntos seu centenário. Logo após a missa, no Centro Recreativo, houve o Lançamento do Livro "VIDA E OBRA DE WILSON FONSECA" escrito por seu filho Vicente Malheiros da Fonseca, o que finalizou as comemorações oficiais do centenário do Maestro Isoca.
Santarém muito se alegra de ter tido entre seus moradores, tão ilustre pessoa que viveu sua vida para bendizer e cantar SANTARÉM, nossa TERRA QUERIDA!
Parabéns a todos que juntos fizeram parte desta grande comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.