sexta-feira, 22 de junho de 2012

Santarém do Meu Coração...


As palavras dos poetas e as melodias dos compositores não são suficientes para expressar o que sentimos por nossa linda Santarém.
Nosso patrono Wilson Fonseca em grande parte de suas letras contou os encantos de Santarém, de seu povo e principalmente de sua cultura. Sua relação de amor com nossa cidade era forte e indissolúvel.
Santarém, a terra mimosa de paz e de sonhos de amor, a cidade do coração, onde a princesa da luz é dona de belas paias e campinas verdes rios de anil, "onde flutuam iaras mil, loucas ao léu na onda azul, Santarém meu jardim, meu Pará, meu Brasil".
Nosso povo, nossa raça, nossa nação. Um povo que nasce com um viés cultural, o santareno se não nasce cantando, nasce dançando, se não nasce escrevendo, nasce pintando. Povo que luta, povo que chora, que ri, que é hospitaleiro, que recebe de braços abertos todos aqueles que se despõem a nos conhecer. 
Terra abençoada pela Virgem Maria, banhada por dois gigantes das águas, Tapajós e Amazonas. Terra da piracaia, do carimbó, do sertanejo e porque não do forró? 
Terra maravilhosa, menina pequena, sem orgulho sem vaidade. Terra de lindas morenas na flor da mocidade, onde seus encantos ninguém vence.
Terra linda, amada e idolatrada, terra de gente, terra de amor, terra!
Parabéns Santarém do meu amor, que Deus continue te dando tantas riquezas que enfeitam a natureza e inspiram o teu cantor, e que muito em breve aqueles que morrem de saudade por estarem ausentes da terra, tenham o prazer de retornar, verem este rio cristalino, Rocha-Negra e Diamantino desfilando no pensar.
Quando esta noite a lua ainda pequena tocar a branca areia, os cantores façam a serenata entre o rio e a verde mata ponteando violões encantadores que nos matem vivos e respirando esse amor por nossa Terra Querida.
Santarém, 351 anos. PARABÉNS!
Wilson Fonseca, 200 anos, PARABÉNS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.