quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Fest’ Arte Wilson Fonseca 2011

O Fest’ Arte Wilson Fonseca, aconteceu no período de 20 a 26 de novembro. É um evento anual realizado pela Escola de Música Maestro Wilson Fonseca para maior integração entre a Escola de Música e a comunidade. Na oportunidade, são realizadas exposições a respeito de todas as atividades ministradas pela Escola, bem como a vida e obra de seu patrono.

O início do Fest’ Arte Wilson Fonseca se deu como uma “Blitz” na orla, no dia 20 à noite com a participação da Orquestra Jovem e alunos da Escola de Música. A concentração foi na Praça da Matriz de onde todos saíram caminhando e tocando até a frente da Praça do Pescador. Lá, a Orquestra Jovem Wilson Fonseca e o Grande Coral Wilson Fonseca, apresentaram clássicos da obra musical do Maestro Wilson Fonseca, conhecido carinhosamente por “Maestro Isoca”, dentre outras músicas. Na oportunidade, os alunos distribuíam panfletos contendo a programação/convite para o evento aos que assistiam e aos que passavam em carros e motos.

No dia 22 de novembro, ocorreu a Celebração de Ação de Graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em homenagem à padroeira dos músicos, Santa Cecília. A Igreja estava lotada, onde estiveram presentes os alunos da Escola de Música. Muita gente ficou em pé por não haver mais lugares para sentarem, o que não atrapalhou a participação de todos naquele momento de gratidão e fé. A animação da Missa foi feita pelo Coral e Orquestra Jovem Wilson Fonseca e pelo Ministério de Música São Gabriel. Todos os participantes desta celebração receberam a bênção especial de Deus, em nome de Jesus e sob a intercessão de Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

Nos dias 23 e 24 de novembro, na Casa da Cultura Historiador João Santos, pela manhã e à tarde, ocorreram exposições das atividades da Escola de Música como: histórico dos instrumentos (desde sua invenção aos da atualidade), família dos naipes, função, uso e apresentações individuais e em grupo, tanto dos professores, quanto dos músicos e alunos. O grande público que visitou, gostou. 

No sábado (26 de novembro), pela manhã, todos os alunos estavam dando o toque final para as apresentações da noite que seria impecável. O Coral e Orquestra Jovem Wilson Fonseca, bem como as alunas do curso de Dança Contemporânea Wilson Fonseca, se dedicaram intensamente nos ensaios, que pesar de serem exaustivos, contou com total dedicação e boa vontade de todos. E no intervalo, nada como saborear a deliciosa feijoada preparada por Fátima Fonseca, para repor as energias e restituir os ânimos.

Na noite do dia 26 de novembro, ocorreu na Casa da Cultura Historiador João Santos, o encerramento do Fest’ Arte Wilson Fonseca 2011. O evento começou às 19h30min com um Pré-Recital na área externa da Escola de Música, com a participação do Grande Coral Wilson Fonseca, o Conjunto de Flauta Doce Wilson Fonseca e as alunas de Dança Contemporânea Wilson Fonseca, que cantaram e tocaram obras do nosso Patrono in memory Wilson Fonseca, e dançaram música contemporânea. Depois todos se conduziram ao Auditório para continuação do evento, onde o Maestro Agostinho Fonseca (Tinho), diretor da Escola de Música, fez a abertura, tocando ao piano a música “Interrogação” que tem letra de Felisberto Sussuarana e música de seu Pai, o homenageado da noite.

O Coral e Orquestra Jovem Wilson Fonseca, também prestaram sua homenagem cantando e tocando composições de Wilson Fonseca, dentre músicas de outros compositores. O evento foi maravilhoso! O auditório, superlotado, se deliciou com as maravilhas musicais daquela noite de arte, cultura e valorização da música e do músico santareno. As peças musicais foram regidas pelos professores Lucília Mota, Gean Araújo, João Carlos Miranda e Agostinho Fonseca. Para encerrar aquela noite especial, a Orquestra Jovem Wilson Fonseca tocou “Terra Querida” e o “Hino da Festa da Nossa Senhora da Conceição”, sob a regência do Maestro Agostinho Fonseca que solicitou a participação do grande público que cantou alegre e vibrante. O Fest’ Arte Wilson Fonseca 2011 foi encerrado com pedido das bênçãos de Deus, em nome de Jesus e sob a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, naquela noite em que se realizou a Transladação que precedia o seu Círio.

Desde então, todos já estamos voltados para 2012, ano em que será celebrado o primeiro centenário de nascimento do Maestro Wilson Fonseca, o uirapuru mor da Amazônia. Com certeza será um ano de grandes festas, homenagens e reconhecimento deste santareno que dedicou inteiramente a sua vida por esta terra querida, a que chamou Santarém do meu coração.

EMMWF: Nádia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.